Principal»Artigos»Entenda em 3 minutos pra que serve uma #hashtag.

Entenda em 3 minutos pra que serve uma #hashtag.

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Mais popularmente conhecida na língua portuguesa como “jogo da velha” ou “cerquilha”, antigamente as hashtags serviam apenas para acionar recursos adicionais em telefones fixos e móveis, mas hoje elas ganharam uma nova significação, principalmente para quem usa as redes sociais.

uso-da-hashtag

Muitas pessoas, menos íntimas dos símbolos da informática, perguntam-se: “Afinal, para que serve uma hashtag?”. Na informática, a inspiração para usar o símbolo veio do IRC (Internet Relay Chat), um tipo de protocolo de comunicação utilizado na rede para bate-papos e trocas de arquivos. No IRC, você inicia uma mensagem com a # e adiciona o nome do canal para indicar que ela pertence a certo grupo ou assunto. Inicialmente era essa a sua função: indexar um tópico ou assunto nas redes sociais com o objetivo de permitir o acesso de todos a uma determinada discussão, já que, ao clicar nas hashtags, elas transformam-se em hiperlinks (hiperligação de um texto a outros documentos, resultando em um hipertexto).

confuso2-285x160

Pareceu confuso?

Vamos então a um exemplo de uso da hashtag:

Vamos supor que, nesta data, cientistas divulgaram a cura da AIDS. Rapidamente a notícia espalhou-se no mundo virtual, e usuários das mais diversas redes sociais começaram a compartilhar opiniões sobre o assunto utilizando a seguintehashtag#curadaAIDS. Dentro de poucos minutos, o assunto é identificado como o mais discutido na rede graças ao uso do símbolo #, que permite que ele seja indicado como elemento de um grupo ou assunto. Ao clicar na hashtag compartilhada por um amigo, seja no Twitter, no Instagram ou no Facebook, você é redirecionado para uma nova página, na qual tem acesso a todos os comentários que utilizaram #curadaAIDS, podendo, assim, ficar informado sobre a discussão.

Fonte: Site Português.Com.Br

E aí, esse artigo ajudou? Então deixe um comentário.

Valeu!

Post anterior

Os 5 erros mais comuns em redações

Próximo post

7 dicas de como pedir um aumento do salário

Comentários